Tacaimbó (PE): Eleitores escolherão novos vereadores em eleição suplementar no próximo domingo

    Os eleitores do município de Tacaimbó, no Agreste pernambucano, voltarão às urnas neste domingo (3) para eleger os novos vereadores da cidade. São 26 candidatos disputando nove vagas no Legislativo local. É a primeira vez que uma eleição suplementar proporcional acontecerá em Pernambuco. A eleição acontecerá  das 8h às 17h.

    Com 10.414 eleitores aptos a votar, o município, que faz parte da 44ª Zona Eleitoral, contará com 25 seções eleitorais e sete locais de votação.

    O novo pleito foi marcado em razão da cassação da chapa proporcional do PSB e do PT por fraude à cota de gênero, em julgamento ocorrido em novembro de 2022. Cinco dos nove representantes eleitos para a Câmara Municipal tiveram seus mandatos cassados, o que resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos, levando à realização de uma eleição suplementar onde todas as nove cadeiras da Câmara estarão em disputa.

    Perderam os mandatos, pelo PSB, Edvaldo José de Macedo e Fagno José de França; e pelo PT Mardones dos Santos Quaresma, Givanildo João da Silva e Nadilson Nunes da Silva. Os vereadores e vereadoras eleitos neste pleito suplementar cumprirão o restante da atual legislatura.

    Resolução

    Pela resolução, o eleitorado apto a votar é o inscrito no cadastro eleitoral do município até o dia 5 de abril passado, marco que representa 151 dias antes do pleito. Quem pediu a inscrição no cadastro (1º título) ou transferência de domicílio após esta data, não estará apto a votar nesta eleição suplementar, mas apenas na eleição municipal de 2024. As informações são do TRE-PE.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui