NOTA PÚBLICA DA DIRETORIA DA SINDUNIVASF
Os fins não justificam os meios. Causa-nos enorme preocupação que uma conversa da Presidência da República seja ilegalmente gravada e, depois, divulgada. Causa-nos grande consternação a propagação do ódio, da intimidação e da intolerância como forma de ação política. Repudiamos o fascismo e o saudosismo da época em que a universidade e o trabalho formal eram para muito poucos. Repudiamos o discurso único.
É preciso consolidar e avançar nos nossos mecanismos democráticos.
Nossa bandeira é a defesa da universidade brasileira pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade. Defendemos a ampliação dos recursos públicos para educação PÚBLICA, do serviço público e da carreira do magistério superior, as lutas populares no Vale, o combate ao racismo institucional e respeito pela diversidade sexual e de gênero.
Lutamos por uma política econômica e educacional diferente da adotada pelo atual governo.
Somos contra os cortes na Educação e nas universidades públicas. Mas isso não nos dá o direito de ignorar princípios constitucionais e legais elementares ou clamar por golpes. NÃO VALE TUDO. NÃO VAI TER GOLPE.
Direitos fundamentais não podem ser relativizados. As investigações da operação Lava-Jato e quaisquer outras devem ser levadas adiante. Nós, como povo, temos este direito. Contudo, sem excessos ou exceções. Investigações sempre dentro do ESTADO DE DIREITO. A luta e as manifestações devem priorizar a garantia e ampliação de DIREITOS adquiridos a duras penas. Repudiamos a tentativa de instalação de um Estado de Exceção. Os fins não justificam os meios. NÃO VALE TUDO. NÃO VAI TER GOLPE.
Juazeiro, Paulo Afonso, Petrolina, São Raimundo Nonato, Senhor do Bonfim.