O 1º Simpósio sobre Maus-Tratos Contra os Animais foi realizado na segunda-feira (5) pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Estiveram presentes representantes da AMMPLA, Guarda Civil, Polícia Militar, Civil, Veterinários e Professores da Univasf, Centro de Controle de Zoonoses, autoridades locais, estudantes e membros da sociedade civil. O evento, organizado pela Coordenação de Bem-Estar Animal, teve como objetivo principal promover a conscientização e a sensibilidade da população sobre os maus-tratos, fortalecendo a rede denúncia.
Durante o simpósio, cada órgão presente relatou sobre o trabalho desempenhado na área e os desafios encontrados no dia a dia. Foram levantados temas como abandono, violência, animais que fazem tração com carroça, formas de reconhecer os maus-tratos e a importância de formalizar a denúncia nos canais oficias. A coordenadora de bem-estar animal de Lagoa Grande, Karine Cassandra ressaltou a importância de debates como esse. “É muito importante esse tipo de iniciativa para que a gente possa expandir esses diálogos com toda a comunidade. Não adianta só querer cobrar do município, é necessário que todos se unam e façam a sua parte”, destaca.
Já a protetora independente, Jeane Cirino, destacou a importância da iniciativa. “Estou muito feliz que Petrolina vem reconhecendo a causa animal como uma pauta importante. Eventos como esse são importantes para educar as pessoas e assim se tenha mais respeito e empatia pelos animais. Existem vários assuntos que precisam ser debatidos e espaços como esse são necessários”, informa. Ao final do evento, foram distribuídos comedouros, ração e suplementos. (Fotos: Deivid Menezes).