O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participa nesta quarta-feira (06), em Brasília, de uma reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O encontro tem como objetivo discutir os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, medida que afeta diretamente o setor de fruticultura irrigada.
Na pauta da reunião, além da articulação política com as autoridades americanas, está prevista a discussão de medidas emergenciais, como a negociação com bancos públicos para extensão de prazos de empréstimos das empresas afetadas. Também será debatida a prospecção de novos mercados internacionais para escoamento da produção.
“Estamos indo a Brasília levar a voz do Vale do São Francisco. O tarifaço ameaça diretamente milhares de empregos e a principal cadeia produtiva da nossa região. Precisamos de respostas e de apoio concreto do governo federal. A fruticultura irrigada não pode pagar por uma crise comercial internacional, destacou o prefeito Simão Durando.
O encontro contará também com outros prefeitos de cidades exportadoras, que se unem para buscar soluções junto ao governo federal.