O mês de agosto começou nesta sexta-feira (1º). O período é marcado por diminuição das chuvas, aumento dos ventos e previsão de temperaturas dentro da média em Pernambuco.
Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roberto Pereira, são aguardados ventos de 10 a 20 quilômetros por hora, com maior intensidade no Sertão do estado.
A amplitude térmica ocorre nesta época também pelo distanciamento do inverno e maior proximidade da primavera, que inicia no Hemisfério Sul em 22 de setembro.
os ventos fortes são sentidos com maior frequência no Sertão de estado, onde, neste período, ocorrem as maiores temperaturas durante o dia e as menores na madrugada, gerando o “gradiente”.
A nossa região já está vivendo o período de secura, onde as chuvas são raras nessa época e o volume é muito baixo. a previsão é de mínima de 16 e máxima de 34 graus durante este mês.
Haverá também neste mês nebulosidade, podendo acontecer chuvas fracas e bem pontuais no Sertão do São Francisco, mas a previsão é de sol entre nuvens na maior parte dos próximos dias. ( Foto: Canva/Reprodução).