A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), promoveu uma reunião nessa terça-feira (22) com as forças de segurança que atuaram no ciclo junino de 2025. O objetivo foi avaliar os resultados das ações implementadas durante o São João e dar início ao planejamento estratégico para a próxima edição do evento. Foram apresentados dados operacionais, discutidos pontos de melhoria e destacadas as estratégias adotadas pelas instituições durante o período festivo.
O encontro contou com a presença de representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), 5º BPM – Polícia Militar de Pernambuco, 2º BIESP – Batalhão Integrado Especializado, 4º GB – Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil – DINTER 2 (Diretoria Integrada do Interior), Polícia Científica e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os representantes dos órgãos de segurança consideraram positivos alguns dos indicadores, a exemplo da redução de ocorrências graves, à efetividade das ações preventivas como a divulgação dos equipamentos presentes no pátio e a estrutura com o uso de tecnologias como o vídeo monitoramento por meio de câmeras e drones. Os equipamentos foram integrados com o sistema de reconhecimento facial, ferramenta inovadora que garantiu um evento seguro e tranquilo para a população e visitantes.
84% de aprovação na segurança
Um levantamento realizado pela Prefeitura de Petrolina, logo após o encerramento o festejo junino, apontou que 84% das pessoas que aproveitaram o São João de Petrolina avaliaram como positiva a atuação da segurança. O dado é resultado de uma pesquisa qualitativa de opinião pública aplicada com um grupo de pessoas que tiveram acesso às informações ou frequentaram o espaço dos festejos juninos.
A pesquisa considerou parâmetros como a sensação de segurança, a presença das equipes no pátio e os investimentos com os equipamentos, incluindo a instalação do Centro de Comando e Controle de Eventos – CICCE.