Seca extrema avança em Pernambuco e já atinge 31,5% dos municípios; Petrolina (PE), Afrânio (PE) e Dormentes (PE) na lista

Cerca de 31,5% dos municípios de Pernambuco estão em seca extrema, é o que afirma a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). Os municípios estão localizados no Sertão e no Agreste do estado.

Dos 184 municípios que formam o estado, atualmente, 58 enfrentam seca extrema. De acordo com a APAC, os possíveis impactos incluem grandes perdas de culturas/pastagens; mortandade animal; ameaça à subsistência em comunidades rurais; escassez grave de água e/ou aumento das restrições de uso.

Outros 45 municípios estão em situação de seca grave, 38 com seca moderada e 43 com seca fraca.

Conforme a agência, a persistência de chuvas abaixo da normalidade tem agravado os indicadores de seca no estado. No Sertão e no Agreste, houve avanço da seca extrema, além da intensificação da seca grave e moderada. Já a seca fraca passou a atingir também áreas da Zona da Mata e do Litoral.

“Observa-se que na Região Metropolitana do Recife, no Litoral e na Zona da Mata, houve o surgimento de uma seca de fraca intensidade. Porém, no Agreste e no Sertão, essa seca já chega a uma intensidade de seca extrema”, pontua a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes.

De acordo com ela, “um fator que acentuou muito a situação [de seca extrema] foi o aumento das temperaturas. Tivemos os meses de novembro e dezembro muito quentes. Além da falta de precipitação, houve um aumento da evapotranspiração, que seca tanto os pequenos reservatórios quanto a vegetação”, explica.

Nesta terça-feira (20), a Apac e outros representantes dos demais estados do Nordeste terão uma reunião climática para preparar um prognóstico dos próximos meses. Os resultados serão divulgados.

Confira os municípios afetados:

Afrânio, Dormentes, Santa Cruz, Petrolina, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Ouricuri, Moreilândia, Trindade, Santa Filomena, Ipubi, Araripina, Bodocó, Exu, Ibimirim, Flores, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Afogados da Ingazeira, Tuparetama, Carnaubeira da Penha, Floresta, Tabira, Iguaraci, São José do Egito, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha, Custódia, Betânia, Serra Talhada, Sertânia, Serrita, Verdejante, Petrolândia, Tupanatinga, Buique, Arcoverde, Pedra Capoeiras, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira, Cachoeirinha, Sanharó, Belo Jardim, Poção, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Tacaimbó, Santa Cruz do Capibaribe. (Foto: Reprodução/APAC);

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui