O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai investigar possíveis irregularidades com o crescimento, que classificou como “desordenado”, do transporte por moto via aplicativo no Recife e em Pernambuco. O objetivo é buscar uma regulamentação do serviço.
Segundo o MPPE, já foi aberto um “Procedimento Preparatório”, que é uma investigação preliminar que apura indícios de irregularidades. A principal preocupação da Promotoria é investigar não só o crescimento da modalidade, como também o impacto causado para o sistema de transporte público da região, além dos graves índices de sinistros envolvendo motocicletas.
“A gente já vinha acompanhando a movimentação do fluxo de passageiros de usuários de transporte publico, e notamos que houve uma queda muito grande. A Urbana-PE e operadoras imputavam grande parte dessa queda ao transporte por aplicativo. Monitoramos também o aumento do números de sinistros envolvedo motocicletas”, explicou o promotor de Justiça e Cidadania, Leonardo Caribé, em entrevista à Folha de Pernambuco.
“Então vimos que não havia regulamentação do transporte por aplicativo no Recife e em Pernambuco e, por isso, abrimos o processo para entender a necessidade de regulamentação e entender se há uma correlação entre o aumento de sinistros e do uso do transporte por aplicativo”, completou.
Como pontuou o promotor, nada ainda é definitivo. Com isso, o momento é de entender e apurar o motivo para o que está sendo vivido atualmente, já que isso pode ter implicações importantes no sistema local. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress/Arquivo).