O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nessa terça-feira (14) durante um assalto no bairro Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo.
Nascido em Pernambuco, em agosto de 1992, a vítima tinha acabado de concluir o curso de formação da polícia e atuava no 11° Distrito Policial (Santo Amaro) há menos de um ano. Há alguns dias, ele foi aprovado em um concurso para atuar, também como delegado, no seu Estado natal.
Natural de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco, Moura Júnior estudou Direito na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, a Unifacol, em Vitória de Santo Antão, cidade localizada a cerca de 50 quilômetros do Recife.
Ele prestou concurso para delegado de polícia de São Paulo e foi convocado no final de 2023, no dia 8 de dezembro, conforme edição do Diário Oficial do Estado. Ele atuava na 11° Distrito Policial de Santo Amaro, na zona sul da capital, havia sete meses.
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo lamentou a morte do Moreira Júnior e lembrou que Josenildo entrou para a Polícia Civil no último concurso e conclui o curso de formação. “Desde o início (Josenildo) dedicou-se em atuar com seriedade, competência, ética e coragem, em defesa da justiça e da segurança da sociedade”. (Estadão Conteúdo/Foto: reprodução redes sociais)