Prova que avalia qualidade do ensino é aplicada na rede municipal de Petrolina (PE)

Até sexta-feira (01) a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizará a aplicação da Prova do IQE (Indicadores de Qualidade Educacional) em todas as escolas da rede municipal de ensino, contemplando estudantes do 1º ao 9º ano. A avaliação está sendo aplicada de forma simultânea e padronizada em cerca de 100 unidades escolares.

A iniciativa tem como objetivo identificar os conhecimentos já consolidados pelos estudantes, além de fornecer informações valiosas para o planejamento pedagógico das unidades escolares. A partir dos resultados, será possível definir quais decisões curriculares tomar, o que ensinar, como ensinar e, ao final, avaliar se os estudantes aprenderam o que era esperado em cada etapa da formação básica.

A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), uma associação civil de caráter educacional e de assistência social, sem fins econômicos, que atua diretamente em escolas públicas de todo o país em parceria com os setores público e privado. Entre os principais objetivos da prova, estão promover a avaliação diagnóstica das redes escolares, contribuir para a recomposição da aprendizagem, fortalecer os processos de ensino dos educadores e qualificar a gestão da escola pública.

O uso de avaliações como o IQE fortalece o compromisso da rede municipal com uma educação pública de qualidade, baseada em evidências e centrada no aprendizado. Os dados obtidos serão analisados pela equipe técnica da Secretaria e pelas escolas, que, em parceria, desenvolverão estratégias de fortalecimento das aprendizagens, com foco na melhoria contínua dos indicadores educacionais.

Além disso, a avaliação proporciona um retrato coletivo da aprendizagem, permitindo olhar para a rede como um todo e também para as especificidades de cada escola, respeitando seus contextos e desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui