O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Arquitetura e Urbanismo para o Campus Juazeiro (BA). A comissão responsável pela elaboração da proposta, aprovada em junho deste ano, foi instituída pela Portaria nº 776, de 18 de abril de 2024. Para que o curso seja efetivamente implantado, ainda serão necessários outros trâmites, como a liberação de recursos pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso terá duração de 10 semestres, em tempo integral, e seu projeto pedagógico está estruturado em subeixos formativos (Estudos Sociais, Representação e Expressão, História, Teoria e Crítica, e Tecnologias) que dão suporte direto ao eixo central do currículo: o de Projeto. Esse eixo principal se divide em dois subeixos: Projeto Arquitetônico e Projeto Urbanístico, que acompanham o estudante ao longo de toda a matriz curricular.
A comissão responsável pela elaboração do PPC de Arquitetura e Urbanismo foi composta por docentes do Colegiado de Engenharia Civil, incluindo o presidente da comissão, professor Sérgio Motta, além dos professores Sílvia Coêlho e Rafael Moura. Também integraram a comissão a professora Maéve Melo, do Colegiado de Geografia; o professor Leandro Elias Canaan Mageste, do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial; e a professora Selma Passos Cardoso, do Colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
De acordo com Motta, o curso será voltado para as especificidades das cidades pequenas e médias do Semiárido nordestino, que incluem o Vale do São Francisco. “É um projeto pedagógico pensado para um recorte geográfico, climático e cultural, mas que não se restringe apenas a ele. A formação em Arquitetura e Urbanismo deve preparar o profissional para atuar nas mais diversas regiões”, ressaltou o professor.