A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), participa do II Congresso Internacional de Saneamento Rural (Sanea Brasil) que se consolida como um dos principais espaços de debate sobre o saneamento rural no país. O congresso teve início nessa quarta-feira (29) e segue até sexta (31) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) reunindo especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil em uma programação diversificada, com painéis temáticos, palestras e roda de conversas. Promovido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) e pelo Ministério das Cidades, o evento traz neste ano o tema ‘Mudanças Climáticas: Um novo desafio para o saneamento rural’.
Durante o congresso, a AMMA ficará com um stand interativo, apresentando as ações desenvolvidas pelo órgão na área ambiental, através de imagens, vídeos e
explicação de equipe técnica. As pessoas que visitam o stand também recebem mudas de plantas nativas. O nutricionista Vítor Rafael comenta sobre a importância de eventos como esse na região. “Fico muito feliz em prestigiar esses eventos. É muito importante perceber que o poder público está engajado nessa pauta de sustentabilidade. Já conheço o trabalho da AMMA, que tem um papel estratégico no nosso município, com um olhar sensível e prioritário para as causas sociais, o meio ambiente e o incentivo ao plantio. Mostrar à comunidade e aos congressistas que existe sustentabilidade no Sertão do São Francisco só vem para somar com a proposta deste evento. Parabéns a todos os envolvidos” destaca.
O Sanea Brasil reforça o compromisso coletivo com a promoção de práticas sustentáveis e inclusivas no campo do Saneamento Rural. A participação da AMMA no Congresso ressalta o empenho do órgão em fortalecer políticas públicas ambientais e ampliar o diálogo entre ciência, gestão e a sociedade. Para aqueles que desejam conhecer o trabalho da agência e pegar a sua muda de forma gratuita, o stand está funcionando das 19h30 às 22h, na UNIVASF do Centro, em Petrolina.


