A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove um trabalho de fortalecimento da alfabetização, a partir de projetos estratégicos, a exemplo da Avaliação de Fluência Leitora. O último ciclo da prova, no ano letivo de 2023, está sendo realizado esta semana, para mais de 5 mil alunos do 2º ano das Escolas Municipais. Com estas avaliações, cada aluno será diagnosticado em relação ao seu nível de leitura. Após a análise dos resultados, a escola executa ações que direcionam o discente para o avanço nesta habilidade. Durante a prova, o professor conduz e acompanha a leitura do estudante através de fichas com sílabas, palavras e texto, e registra o resultado.
Ações como essa são extremamente relevantes para monitorar a aprendizagem dos alunos, especialmente no sentido de buscar estratégias que contribuam para a alfabetização, de acordo com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A avaliação subsidiará o ensino da leitura e garantirá uma formação sólida aos alunos desde os primeiros anos escolares, visando seu pleno desenvolvimento educacional. Vale destacar que o resultado apontará em qual nível o estudante se encontra, podendo ser o de não-leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência ou com fluência; e mostrará o quanto ele avançou desde a Prova de Leitura realizada no mês de março.
A Prova de Fluência Leitora é uma das estratégias da Educação de Petrolina para que os estudantes do município estejam fortalecidos em sua base no processo de aprendizagem. Vale destacar que as equipes gestoras têm realizado várias ações, com orientação da Secretaria de Educação, para evidenciar esse trabalho e preparar os alunos para avaliações como esta.