Por abate irregular, feiras livres de Petrolina não poderão comercializar carnes oriundas de Juazeiro a partir de segunda (30), diz vereador

    1

    feiras

    A partir da próxima segunda-feira (30), nenhuma carne oriunda do abate realizado em Juazeiro (BA), poderá ser comercializada nas feiras de Petrolina.

    O vereador que acompanha a celeuma, Ronaldo Souza, confirmou a informação em contato com o blog, ressaltando que a empresa na cidade vizinha não possui o SIF, selo federal que determina o abate de animais interestadual.

    A informação é que desde janeiro quando começaram os abates em Juazeiro (BA), as carnes enviadas  para Petrolina estão sem o selo.  o Ministério Público de Pernambuco concedeu um prazo de 48h para que a GMJ Distribuidora de Carnes, apresente justificativa informando o motivo pelo qual comercializava essas carnes de modo irregular.

    A empresa baiana, portanto só tinha autorização para abater carnes no formato varejista. Agora, o Ministério Público terá que tomar uma decisão avaliando sim ou não a reabertura do matadouro público de Petrolina.

    O vereador Ronaldo Souz revelou ao blog, que o deputado Adalberto Cavalcanti protocolou um ofício para saber se o órgão tinha selo federal para realizar o abate, mas a resposta segundo o parlamentar, foi negativa.

    “Para o comércio interestadual, o local não é apropriado, pois não possui inspeção de origem animal para garantir uma boa alimentação. Ao realizar consulta de razão social e CNPJ não foi registrado o estabelecimento na ADAB e dessa forma, o abate não é autorizado”, afirmou Cancão ao fazer a leitura do documento.

    Com a explanação, o vereador exigiu a reabertura do matadouro de Petrolina, alegando que a empresa de Juazeiro não está regulamentada.

    “Quero uma punição rápida e baseado em que fecharam o matadouro? A resposta chegou. Fizeram tanto alarde, enganaram a sociedade e nem um selo de comercialização de carne Juazeiro tem e as pessoas comendo carne clandestina. Colocaram em Juazeiro dizendo que lá tinha selo federal”, ressalta.

    Sendo assim, de acordo com os argumentos, o Matadouro de Juazeiro não possui SIF e nem Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). “A comercialização da carne de Petrolina em juazeiro está comprometida”, acrescenta o vereador. (Foto Reprodução).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui