A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco(Seap/PE), com o trabalho dos policiais penais, vem realizando, de forma planejada e contínua, diversas ações de reestruturação no sistema prisional de Pernambuco, entre elas, a prevenção de entrada de materiais ilícitos ou irregulares nas unidades prisionais em todo o estado.
De janeiro e outubro de 2025, foram apreendidos com visitantes e familiares 44.995 gramas de drogas, 43 celulares, 40 litros de bebidas industriais, 16 carregadores e 58 chips telefônicos. Os dados são referentes a 16 unidades prisionais e algumas cadeias públicas do Recife e Região Metropolitana, englobando as apreensões apenas nas portas de entrada dos estabelecimentos penais.
A ação, que tem como objetivo combater o crime organizado e manter a ordem nos estabelecimentos penais, é feita pelos policiais penais de plantão e a atenção no momento da revista é determinante para o êxito da operação de segurança.
Na ocasião do flagrante, a administração prisional registra a ocorrência, identifica o destinatário daquele produto e o conduz à delegacia para providências cabíveis. Um procedimento administrativo também é aberto em desfavor da pessoa privada de liberdade e determinada a suspensão de visitas.
(Foto: Divulgação/Seap)






