Polícia Federal faz operação para investigar disseminação de doença em ararinhas-azuis, em Curaçá (BA) e Brasília

A PF (Polícia Federal) realiza, na manhã desta quarta-feira (3), uma operação para investigar a disseminação de uma doença que atinge as ararinhas-azuis, espécie criticamente ameaçada de extinção. A operação batizada de “Blue Hope” é realizada na Bahia e no Distrito Federal.

Ao todo, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, no município baiano de Curaçá e em Brasília, capital Federal.

Foram mobilizados 30 policiais federais para a ação, que tem como objetivo a apreensão de aves e dispositivos eletrônicos.

As investigações revelaram indícios de que empresas ligadas ao programa de reintrodução da ararinha-azul descumpriram protocolos sanitários obrigatórios, o que permitiu a introdução e PBFD (Propagação do Circovírus Aviário). Segundo a PF, a doença é altamente contagiosa e sem tratamento. Além disso, pode comprometer a sobrevivência da espécie e afetar outras aves.

Os policiais apuraram, ainda, que houve resistência às medidas emergenciais determinadas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), como isolamento sanitário, testagem seriada e recolhimento de aves de vida livre.

Os investigados poderão responder pelos crimes de disseminação de doença capaz de causar dano à fauna, matar animais da fauna silvestre e obstrução de fiscalização ambiental. Somadas, as penas podem chegar a oito anos de reclusão. (Foto: Camile Lugarini/Agência Brasil).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui