Na sexta-feira (13), a Polícia Civil cumpriu quatro mandados de prisão e outros quatro de busca e apreensão em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) durante a Operação Ajuste de Rota. O objetivo combater a prática de roubos de caminhão na região do Vale do São Francisco.
Há cerca de um ano, a polícia investiga o grupo após o registro de várias ocorrências de roubos de caminhões, que culminaram com instauração de 19 Inquéritos Policiais, tendo a Coordenadoria Regional de Juazeiro procedido com as representações pelas medidas cautelares necessárias.
Segundo as investigações, foi descoberto que normalmente o primeiro contato era efetuado por uma mulher, integrante do grupo, que contratava um frete para o caminhão-alvo, marcando em seguida um encontro com a vítima para buscar uma determinada carga (inexistente), sendo que ao chegar ao local previsto, o roubo era anunciado.
Então o veículo e motorista eram levados para um lugar deserto e um dos integrantes ficava num matagal apontando uma arma para a vítima que permanecia amarrada por várias horas, até que os demais integrantes conduzissem o caminhão até a entrega ao possível receptador.
De acordo com a PC, o grupo foi responsável pelo roubo de no mínimo 20 veículos, classificados como caminhões e caminhonete de porte médio.