De 27 a 30 de novembro, Petrolina receberá a etapa nacional da segunda edição da Mostra Sesc de Cinema. Durante os quatro dias, serão exibidos gratuitamente, no Espaço Janela 353, treze filmes de diversos gêneros, produzidos no Nordeste, Norte e Sul do País. Entre os selecionados, há duas produções pernambucanas: o curta-metragem “Fantasia de Índio”, de Manuela Andrade, e o longa “Aurora 1964”, de Diego Di Niglio.
Todos os dias, às 15h30, serão exibidos três curtas de classificação etária livre: “Òrun Àiyê – A Criação do Mundo”, dirigido por Jamile Coelho e Cintia Maria (BA); “Nham – Nham, A Criatura”, com direção de Lucas de Barros (SC); e “Garoto VHS”, dirigido por Carlos Daniel Reichel (SC).
À noite, a programação de exibições ocorrerá sempre às 19h30. Ao final de cada sessão acontecerá um bate-papo, conduzido por estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Na terça-feira (27/11), estarão em cartaz os curtas: “Galeria Rua”, de Jonathan Dourado (PA), com classificação de 10 anos; “Atrito”, dirigido por Diego Lima (PB); e “Os Desejos de Mirian”, do diretor Baldulcci. Os dois últimos para o público a partir de 16 anos de idade.
Na quarta-feira (28/11), serão exibidos os filmes: “Romana”, curta de classificação livre dirigido por Helen Lopes (TO); “Dom Kimura”, com direção de Flávia Abtibol (AM), também com classificação livre; e com classificação 16 anos, o curta “A História de Zahy”, do diretor Otoniel Oliveira (PA).
Na noite da quinta (29/11), o público poderá conferir o curta “Mentempsicose”, de Ítalo Rocha e Marcelo Zuza (AC), com classificação de 10 anos; e com classificação de 16 anos, o premiado longa de suspense “Lamparina da Aurora”. Com direção de Frederico Machado (MA), a película foi premiada na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, como Melhor Filme. No 40º Festival Guarnicê (Maranhão-Brasil), ganhou seis prêmios, incluindo Filme, Ator, Fotografia e Prêmio do Público.
A programação da última noite de exibições (30/11) vai contar com os filmes pernambucanos “Fantasia de Índio” e “Aurora 1964”. O curta de classificação livre “Fantasia de Índio” narra a história da diretora Manuela Andrade em busca de sua identidade indígena na etnia Xukuru. “Aurora 1964” se passa no Brasil de 2016, retratando um país marcado por conflitos políticos e sociais. O longa é um exercício de memória, que constrói pontes entre épocas da história brasileira dos séculos 20 e 21. A classificação etária é de 12 anos.
“A Mostra Sesc de Cinema é um projeto do Departamento Nacional do Sesc que teve início em 2017, com o objetivo de incentivar a linguagem audiovisual. Esta é mais uma oportunidade para o público de Petrolina e região assistir a trabalhos realizados em todo o País e em Pernambuco”, destaca o instrutor de Atividades Artísticas do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.
Programação
De 27 a 30 /11, às 15h30: Òrun Àiyê – A Criação do Mundo | Nham – Nham, A Criatura | Garoto VHS (Classificação Livre)
27/11, às 19h30: Galeria Rua (10 anos) | Os Desejos de Mirian (16 anos) | Atrito (16 anos)
28/11, às19h30: Romana (Livre) | Dom Kimura (Livre) | A História de Zahy (16 anos)
29/11, às 19h30: Mentempsicose (10 anos) | Lamparina da Aurora (16 anos)
30/11, às 19h30: Fantasia de Índio (Livre) | Aurora 1964 (12 anos)