Na abertura do ano letivo de 2026, o prefeito Simão Durando anunciou um bônus voltado diretamente aos profissionais da educação. Durante a abertura oficial, o gestor petrolinense lançou o “Pix Tecnológico”, benefício que garante R$ 4 mil para professores e secretários escolares comprarem equipamentos tecnológicos.
O repasse poderá ser utilizado na aquisição de celulares, tablets, iPads, computadores e outros recursos tecnológicos. O investimento ultrapassa R$ 16 milhões e vai beneficiar cerca de 4 mil profissionais da educação.
Simão Durando destacou que a ação reforça a política de valorização dos educadores e o compromisso com a modernização do ensino público. “Educação é minha paixão. Investir nos profissionais é garantir mais qualidade na aprendizagem dos nossos alunos e ampliar as políticas de valorização”, afirmou. O prefeito também adiantou que a gestão vai conceder reajuste salarial acima do piso nacional.
Durante o evento, o gestor comentou ainda sobre o concurso público da Educação, que será realizado no próximo domingo (08), considerado o maior já promovido pelo município. Na ocasião, desejou boa sorte aos candidatos e ressaltou que a administração trabalha para que as primeiras convocações, dentro das possibilidades legais, ocorram ainda no primeiro semestre deste ano, fortalecendo a rede municipal de ensino.
A abertura do ano letivo apresentou ainda o tema pedagógico de 2026: “Maria vai à Escola”, que propõe reflexões e ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A temática será trabalhada de forma transversal em toda a rede municipal ao longo do ano.
Atualmente, a rede municipal de Petrolina conta com quase 10 mil profissionais da educação e atende cerca de 60 mil estudantes, consolidando-se como a maior rede de creches de Pernambuco, superando inclusive a capital, Recife. O município também se destaca pelos resultados educacionais, com a melhor nota do Ideb no estado, tornando-se referência em Pernambuco e no Brasil.






