Petrolina, no Sertão do São Francisco, se firmou como um dos principais destinos do destino de experiência do Brasil. Essa definição é dada quando pessoas visitam o local e aproveitam a gastronomia local, pontos turísticos, costumes e tradições. O município tem transformado seu vasto potencial agroalimentar em roteiros encantadores, que aliam gastronomia, cultura e natureza, proporcionando vivências únicas aos visitantes.
Na cidade que é referência nacional em produção de frutas e vinhos tropicais, o turista encontra muito mais do que belas paisagens. A experiência começa no prato, com menus de degustação que valorizam ingredientes locais e pratos típicos reinterpretados por chefs da região. Da tilápia à carne de bode, passando por doces e sorvetes artesanais, cachaças e queijos premiados internacionalmente, o sabor de Petrolina é um verdadeiro convite ao paladar.
O enoturismo também é um dos grandes destaques. Petrolina serve como base estratégica para roteiros pelas vinícolas do Vale do São Francisco, a única região do mundo a produzir vinhos o ano inteiro em clima semiárido. As visitas às fazendas de uva incluem passeios guiados, colheita e degustações, como também passeios ao pôr do sol às margens do Rio São Francisco.
Além dos vinhos, a região também celebra a produção de cachaças artesanais e queijos finos, desenvolvidos com identidade local e reconhecimento internacional. Essas delícias fazem parte de um circuito turístico cada vez mais procurado por viajantes que desejam se conectar com a origem dos alimentos, conhecer os produtores e entender os processos por trás de cada sabor. Com estrutura hoteleira em crescimento, diversidade de roteiros e uma cena gastronômica pulsante, Petrolina está pronta para receber quem deseja viver o Sertão de forma intensa, sensorial e inesquecível.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o fortalecimento do turismo de experiência em Petrolina é fruto da valorização das riquezas regionais e do apoio a empreendedores locais. Em Petrolina, o turista vive experiências reais, que despertam os sentidos e fortalecem o vínculo com a cidade.