Petrolina (PE): Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos começa na próxima terça (05)

“Rainha dos Anjos, Mãe da Esperança, ensina-nos a peregrinar para teu filho, razão da nossa Esperança”, esse é o tema escolhido para a celebração da Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos este ano. A programação será realizada entre os próximos dias 05 e 15 de Agosto e deve reunir milhares de devotos da padroeira da Diocese de Petrolina.

De acordo com Monsenhor Givanildo José, Vigário Geral da Diocese de Petrolina e Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a festa da padroeira é um momento de celebração da vida, onde toda a Diocese se reúne em torno da Mãe. “Maria é esse modelo de santidade, é essa referência para todos nós, católicos. Celebrar a padroeira é ter a oportunidade de poder dizer a nossa querida mãezinha o quanto nós a amamos, é um momento de celebrar a fé, a vida em comunidade, de renovação espiritual para todos nós”, afirma.

A grande novidade deste ano é que no dia da abertura da festa (05), haverá uma procissão fluvial. Na terça-feira, a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos ficará em exposição durante o dia , em Juazeiro, na Catedral, onde às 12h será celebrada uma missa. No fim da tarde, às 16h30, a imagem da Padroeira de Petrolina sairá da Orla de Juazeiro, do ponto de saída das barquinhas, e virá para a Orla de Petrolina em uma embarcação da Marinha.

“Essa foi uma ideia que partiu de nosso pároco, Monsenhor Givanildo José, com o intuito de resgatar esse momento simbólico e de fraternidade entre as cidades irmãs, Petrolina e Juazeiro, com o encontro de Nossa Senhora Rainha dos Anjos e Nossa Senhora das Grotas”, explica Ramon Brito, Coordenador da Festa da Padroeira.

Logo após a procissão fluvial, às 19h30, será realizada na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Missa de abertura da festa em homenagem à Padroeira de Petrolina. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Cruz, e vai contar com a participação do Bispo Emérito, Dom Paulo Cardoso, como pregador.

Na programação da festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, além do novenário que será realizado entre os dias 06 e 14 de agosto, sempre às 19h30 na Igreja Catedral; em todas as noites haverá também a quermesse na Praça Dom Malan com venda de lanches e de artigos religiosos, além de shows com artistas locais. A expectativa da organização é que diariamente mais de duas mil pessoas participem da festa.

O ponto alto das celebrações da Padroeira será no dia 15 de agosto. Nesta data a comunidade católica vai se reunir para a tradicional procissão. A concentração será às 16h em frente à Igreja Matriz. De lá, os fiéis seguem em caminhada por algumas ruas do Centro de Petrolina, com encerramento previsto na Concha Acústica da cidade, onde haverá a Santa Missa Festiva.

(Foto:Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui