Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se unem no combate à sífilis e sífilis congênita nessa sexta (31)

Nessa sexta-feira (31), a partir das 13h, as equipes de Saúde de Petrolina e Juazeiro estarão unidas em uma grande mobilização regional de combate à sífilis e à sífilis congênita. A ação acontecerá no ponto das barquinhas, área de grande circulação entre as duas cidades, reforçando a importância da integração para proteger a população.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença, ampliar o acesso ao diagnóstico e facilitar o início imediato do tratamento. Durante a mobilização, os profissionais irão ofertar testagem rápida, auricoloterapia, aconselhamento, além de orientar sobre prevenção, sinais e sintomas e a importância do acompanhamento durante todo o pré-natal para gestantes.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que, quando não tratada corretamente, pode trazer sérios riscos à saúde. No caso da gestante, existe a possibilidade de transmissão para o bebê, situação conhecida como sífilis congênita, que pode resultar em complicações graves para a criança. O tratamento é gratuito pelo SUS e deve ser iniciado o quanto antes.

A ação conjunta simboliza o compromisso das duas gestões municipais em fortalecer as redes de vigilância em saúde e ampliar o cuidado preventivo para toda a população que utiliza diariamente a travessia entre Petrolina e Juazeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui