Dona Josefa Rosalina Rodrigues Durando é mulher predestinada. Desde Afrânio, antigo povoado de Petrolina que virou cidade em 1964. Dali, casou-se cedo com Simão Amorim Durando, de cuja união nasceram oito filhos. Veio brilhar em Petrolina de vez.
A vida lhe concedeu a graça de ser petrolinense na companhia do ilustre marido, Simão Durando que tornou-se prefeito dessa Petrolina de 1969-1973. A experiência vasta de ser primeira dama, num período em que Petrolina era agraciada pelo sucesso do ciclo industrial e chegava com vistosa esperança o projeto Bebedouro. O governador de Pernambuco era Nilo Coelho. Inúmeros eventos oficiais, acontecimentos históricos da política e economia. Petrolina começava a romper com seu estágio de cidade interiorana para brotar nova roupagem urbanística. Ana das Carrancas, Celestino Gomes, Geraldo Azevedo, eram nomes que já se entrelaçavam na cultura pelo mundo.
Dona Josefa Durando era desafiada às incontáveis atividades de primeira dama de Petrolina. A política era ambiente permanente da sua casa. Mas, dona Josefa Durando nunca se deslumbrou com fama, preferiu sempre a discrição de casa, o que já lhe acrescentava charme e muita beleza.
O tempo provaria seu destino de dama permanente. Dos filhos, o gosto pela política de Eugênio Pacelli (que morreu precocemente) e César Durando, homem público de cargos municipais e vereador com liderança. Dona Josefa Durando, habituada a essa dupla jornada de vida doméstica e pública. Veio então, nova empreitada com essa grandiosa Petrolina, e dona Josefa Durando, viu e até agora divide seu tempo, suas preocupações de mãe, suas rezas, pelo filho, também prefeito, para esse quadriênio 2025-2028, Simão Durando Filho. A emoção de repartir responsabilidade com Simão Filho e dividir experiências com a nora, a primeira dama hoje, de Petrolina, Aline Durando. Com tanta galhardia com 83 anos de vida, JOSEFA DURANDO é um símbolo sertanejo, de vigor e sensibilidade com suas filhas, Nata, Cristina, Thereza e Ana luiza dando esse toque feminino nas decisões de Petrolina. Uma liderança, um porto seguro com sucesso.
Por Marcelo Damasceno