Em celebração ao Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai realizar o evento Juventude ON, na próxima terça-feira (12). A ação é fruto de uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A iniciativa acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h, no CIEE, localizado na Rua Josemar B. da Silva, Centro, e tem como foco ampliar o acesso ao primeiro emprego para jovens da periferia, além de oferecer uma série de serviços gratuitos voltados à cidadania, saúde, cultura e empreendedorismo. O evento é aberto à população e deve atender também os 400 alunos da instituição.
Oportunidades de trabalho e cidadania
A programação inclui atualização do Cadastro Único, cadastro de currículo com oferta de 130 vagas de emprego e emissão da Identidade Jovem (ID Jovem) – documento que garante benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos, gratuidade ou desconto em passagens interestaduais e isenção de taxas em vestibulares, concursos e no Enem. Para emitir o ID Jovem, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e o número do NIS do jovem e da mãe. O benefício é destinado a jovens de famílias com renda de até dois salários-mínimos, inscritas no Cadastro Único.
Saúde e bem-estar
Também serão oferecidos serviços de saúde, como vacinação, ventosaterapia, auriculoterapia, terapias manuais, promovendo o cuidado integral à juventude. Na área da capacitação, haverá o workshop “Construção de currículo e posicionamento em entrevistas”, ministrado pelo instrutor João Douglas, com orientações práticas para quem busca se destacar no mercado de trabalho. O evento ainda contará com uma oficina de grafite, promovendo a valorização da arte urbana como forma de expressão social.
Juventude empreendedora
O Juventude ON também abre espaço para o empreendedorismo jovem, com uma feira empreendedora que reunirá produtos e serviços como tranças afro, lanches, acessórios, morango do amor, entre outros. A ação reflete o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, o fortalecimento das políticas públicas de juventude e a promoção de dignidade, oportunidade e representatividade para quem mais precisa.