O Hospital Dom Malan (HDM), pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina celebra dois anos do projeto Anjos de Pelos, serviço de assistência com cães dentro da unidade hospitalar. Um evento marcou o aniversário do projeto com depoimentos positivos das mães de crianças atendidas na unidade e de profissionais de saúde.
As estrelas dos projeto Anjos de Pelos são as cadelas voluntárias: Cloe, uma Golden Retriever e Amora, da raça Beagle. Cerca de 120 crianças são atendidas por mês através do projeto com os animais. A sexta-feira é o dia preferido das crianças que recebem a visita dos anjos de pelos.
“Eu tenho percebido resultados muitos sutis quando estou nas enfermarias. Eu tenho pacientes pré adolescentes, que ficavam na enfermaria com lençol na cabeça porque eles não queriam se relacionar com ninguém. Porque a relação dentro do ambiente de hospital é sempre atravessada por estresse, por angústia, por dor. É no dia dos cães que eu consigo fazer com que esses pacientes saiam dos seus leitos para andar nas enfermarias. O mesmo acontece com pacientes com dreno, que não querem andar por medo, e manejando essa relação com os cães, eu consigo fazer esse paciente andar, porque ela precisa”, relatou a psicóloga do HDM Ismep, Elizabeth Freire.
(Foto:Divulgação)