O Projeto do VLT de Petrolina, como todo projeto de infraestrutura e mobilidade sobre trilhos, não poderia ser um projeto de um governo, mas um projeto de uma cidade, uma vez que, pela sua complexidade, demanda um tempo maior para ser executado, disse o vereador Domingos de Cristália.
Segundo o parlamentar, o projeto do VLT de Petrolina foi elaborado por uma equipe técnica qualificada, contratada pelo Município de Petrolina e, minuciosamente, discutido pela equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
Ele alfinetou ainda mais quando disse que a atual gestão continua distribuindo factoides e falsas notícias. “A incapacidade para fazer uma gestão atuante tem levado a equipe do prefeito Miguel Coelho a buscar justificar os fracassos do atual governo nas ações do governo passado”, disparou.
Em reposta ao vereador durante entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na Petrolina FM, o diretor-presidente da AMMPLA, Geraldo Miranda disse que não é contra o VLT, mas ressaltou que é preciso ter responsabilidade de conhecer a realidade local e mandou um recado para o vereador Domingos de Cristália e demais parlamentares que concordam com o projeto.
“Não queiram iludir, mentir para a população com fatos atribuídos que não têm amparo legal”, frisou o diretor-presidente, que fez um desafio ao Domingos de Cristália.
“Eu desafio o vereador Domingos de Cristália, já que ele diz que perdemos linha de crédito que envolve o VLT, que era pra uma coisa que não prestava (O VLT), estou aqui com dois cheques de R$ 3 mil reais e quero que ele também traga um cheque dele para fazermos uma distribuição de cesta básica, se ele me trouxer um documento que prove algo sobre essa linha de financiamento, que segundo ele nós perdemos”, provoca Geraldo Miranda.
Miranda reforça os motivos de que o projeto não traria benefícios para a cidade e porque não atenderia a demanda da população.
“Pelo projeto seria feito o transporte de 724 passageiros por hora e dessas, eles pediram uma frequência de deslocamento de 15 minutos indo e voltando, o que não atinge a viabilidade de sistema para isso. Foi realizada uma demanda estimada para o ano de 2030, e deu um acréscimo de 502 passageiros para 688 pessoas, ou seja, continua inviável, quem disse foi uma consultoria contratada pelo governo passado, estou com esse documento que prova isso. Esse projeto é danoso para o município de R$ 93 milhões. Quero que Domingos apresente a viabilidade desse projeto, eu quero que ele venha para cá, me provar, se eu destratei o projeto, eu sabia que esse financiamento não prestava e não existe chances de trazer o VLT para Petrolina ainda, e no projeto para se ter uma ideia só existia o trilho, nem vagão constava, e não vou ficar mais batendo boca com pessoas que não tem conhecimento, falando mentiras, e a população está cansada disso, tenham vergonha e honrem o nome que tem”, disparou Geraldo Miranda.