Pernambuco reduziu o desmatamento nos dois biomas presentes em seu território pelo segundo ano consecutivo. O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2024, divulgado pelo MapBiomas demonstrou a redução em 9% da retirada ilegal de cobertura vegetal da Caatinga e Mata Atlântica.
Já no ano de 2023, Pernambuco foi o único estado do Brasil a reduzir o desmatamento na caatinga, com uma diminuição de 35%. A edição deste ano do documento foi divulgada na quinta-feira (15).
“Nós estamos investindo e fortalecendo a CPRH para promover as políticas ambientais em todas as regiões de Pernambuco. Pelo segundo ano conseguimos reduzir o desmatamento e isso é resultado de um trabalho integrado que vem sendo desenvolvido. Além, é claro, de garantir o reflorestamento de biomas tão importantes para a nossa biodiversidade, como a caatinga, a exemplo do investimento de R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause comenta que houve reforço na fiscalização. “O investimento que estamos fazendo na CPRH, como a renovação da frota de veículos, promove maior agilidade e uma atuação mais precisa das equipes de fiscalização ambiental, sobretudo nas áreas protegidas”, afirmou.
Em números absolutos, durante o ano de 2024 foram 14,7 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente, número menor do que em 2023, quando foram identificados 16,2 mil hectares de supressão vegetal. como a renovação da frota. (Foto: Divulgação).






