Um caso de raiva animal foi confirmado na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e gerou um alerta entre as autoridades sanitárias e a população.
Um cachorro, que apresentava sintomas da doença, foi submetido à eutanásia após o diagnóstico ser confirmado por laudo laboratorial na terça-feira (22). A Secretaria de Saúde de Paulista acompanhou o caso e reitera a importância da vacinação anual de cães e gatos.
A tutora do animal, Giane Moreira, relatou que o problema começou quando um timbu entrou na casinha do cachorro e o atacou. Dez dias depois, o animal começou a manifestar os primeiros sinais da infecção, como dificuldade para fechar a boca.
“Ele já não estava mais me reconhecendo. Amanheceu muito bravo e agressivo. Foi aí que a veterinária da Secretaria entrou em contato comigo e marcou uma visita para o domingo”, contou Giane.
De acordo com ela, a equipe de Vigilância Ambiental deu todo o suporte necessário. Após avaliação clínica, foi indicada a eutanásia do animal, devido à suspeita de raiva.
Giane e sua filha foram encaminhadas à Prontoclínica Torres Galvão e, posteriormente, a um hospital em Igarassu, onde receberam as quatro doses da vacina antirrábica e a dose do soro preventivo.
A veterinária e diretora de Vigilância Ambiental de Paulista, Silvia Vasco, explicou que, apesar de não ter ocorrido agressão direta aos humanos, a exposição ao animal contaminado levou à adoção das medidas preventivas.
“Como não foi possível realizar o período de observação de 10 dias, optamos por adotar o protocolo completo. O exame confirmou que o animal estava com raiva, então agimos corretamente ao pecar pelo excesso”, afirmou.
A raiva é uma doença 100% letal e sem cura, sendo a vacinação a única forma de prevenção.
O município oferece vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos durante todo o ano, inclusive com atendimento domiciliar em casos específicos.
“Temos um canal direto via WhatsApp, no número (81) 99943-8878. Se a pessoa tiver muitos animais ou não puder se deslocar, a nossa equipe pode ir até a residência para realizar a imunização”, explicou Silvia.
Além disso, uma nova ação de vacinação está agendada para este sábado (27), com doses disponíveis gratuitamente para a população.
A Secretaria de Saúde orienta que, em casos de mordidas, arranhões ou qualquer tipo de contato com a saliva de um animal suspeito, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. Em Paulista, a unidade de referência é a Prontoclínica Torres Galvão. (Prefeitura do Paulista/Divulgação).