Pernambucano superdotado participa do Pequenos Gênios, do Domingão com Huck

Com memória afiada, raciocínio rápido e inteligência acima da média, o pernambucano João Gabriel Severien, de 11 anos, será o único representante do estado na nova temporada do quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck, da TV Globo. Estudante do Colégio GGE, ele integra o time Iluminados, ao lado de Lara, da Bahia, e Dante, do Amazonas, representando as regiões Norte e Nordeste na competição. A participação da equipe vai ao ar neste domingo (13).

João Gabriel foi diagnosticado como superdotado aos 8 anos, após passar por uma avaliação neuropsicológica que incluiu o teste WISC-IV, utilizado para medir o QI em crianças. O resultado apontou QI 142. De acordo com a Associação Mensa Brasil, afiliada brasileira da Mensa Internacional, sociedade britânica fundada em 1946 que reúne pessoas de alto QI no mundo, resultados acima de 130 já são considerados indicativos de superdotação. O laudo foi encaminhado à Mensa, da qual João é associado há quatro anos. Ele também integra o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), do Recife.

A mãe do estudante, a servidora pública Gabrielle Severien, conta que os sinais de altas habilidades apareceram desde muito cedo. “Ele sempre teve um vocabulário muito avançado para a idade. Com menos de um ano, já brincava com jogos de encaixe no tablet. Aos três anos, fazia cálculos simples, como 5 + 5. Aos oito, levamos a uma neuropsicóloga, que aplicou os testes. O laudo tinha 18 páginas e foi aceito pela Mensa. João foi a segunda criança de Pernambuco a ser aceita pela organização”, conta.

Para participar do programa, João passou por uma seletiva nacional em que apenas 24 crianças foram selecionadas para formar as equipes da atração. “Fiquei muito feliz e animado com a oportunidade de ser representante de Pernambuco nesta edição. Também me sinto honrado por representar o Norte e o Nordeste. Juntos, vamos mostrar a força, a fé e a inteligência do nosso povo. Conto com a torcida e as orações de todo mundo”, afirma.

O quadro Pequenos Gênios reúne crianças de 8 a 13 anos em uma disputa de conhecimento em quatro etapas. No GPS Humano, elas precisam identificar países, capitais e oceanos, respondendo perguntas ligadas ao mapa-múndi. No Triturador de Números, resolvem equações com raciocínio rápido e cálculos mentais. Já no Odnartelos, o desafio é identificar e soletrar palavras ao contrário. A fase final, chamada Córtex, reúne desafios de memória, lógica e raciocínio em rodadas cronometradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui