Uma redução de 7,52% no número de furtos com relação ao mesmo período em 2023: esse é um dos dados positivos da Operação Papai Noel, que teve início em dezembro e encerrou neste último domingo (05). A informação vem do 5° Batalhão da Polícia Militar , uma das instituições integrantes da Operação , ao lado da Polícia Civil, Guarda Municipal , Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina ( AMMPLA); com o apoio das entidades do comércio varejista de Petrolina, Sindilojas e CDL. A iniciativa já é tradicional na cidade e objetiva oferecer mais segurança aos consumidores,trabalhadores, lojistas e a população de maneira geral, no período das festividades de final de ano, quando a movimentação nos polos comerciais é mais intensa .
Ainda de acordo com a PM, no período da Operação foram lançadas 06 duplas no turno da manhã e 08 durante os turnos da tarde/noite. Ao todo , foram realizadas 158 prisões.
Já a Polícia Civil designou 02 agentes por dia para atendimento das demandas específicas da Operação Papai Noel. Foram registrados 31 Boletins de Ocorrência. Além disso, os policiais fizeram no período um trabalho educativo com a população , através de orientações de segurança.
A Guarda Civil Municipal intensificou as rondas no período de Dezembro ao início de Janeiro , com efetivo distribuído por rondas motorizadas e também a pé. Por dia , 16 agentes da GCM deram apoio na Operação. Relatório da Secretaria de Segurança de Petrolina aponta para 80 abordagens a pessoas suspeitas , além de apoio em 04 gerenciamentos de conflitos .
Responsável pelo ordenamento do trânsito em Petrolina , a AMMPLA disponibilizou durante a Operação Papai Noel, 32 agentes por dia, realizando sobretudo , orientações aos pedestres e condutores.