Operação Divisa Integrada já prendeu quinze suspeitos nos estados do Ceará e cidades do Araripe e Sertão de Pernambuco

Ceará e Pernambuco seguem avançando para reforçar o combate à criminalidade nas divisas. Na sexta-feira (7), 556 agentes das Forças de Segurança dos dois entes federativos executam, conjuntamente, ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária, em várias frentes de atuação no limite de diversos municípios cearenses e pernambucanos.

Como resultado desse esforço conjunto, já foram cumpridos 15 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão nas primeiras horas da Operação Integrada de Divisas. O primeiro balanço parcial da operação aponta para oito mandados de prisão cumpridos pelas Polícias Civis dos estados do Ceará e do Pernambuco; seis mandados de prisão cumpridos unicamente com membros da PCCE e um mandado executado pela Secretaria da Administração Penitenciária e de Ressocialização (SAP-CE).

A união de forças entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) e da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE) tem por objetivo alcançar resultados expressivos no enfrentamento às mais diversas modalidades criminosas, garantindo ordem e a paz social à população da região de divisa entre os dois estados.

As ações operacionais conjuntas desta sexta foram iniciadas ainda na madrugada e seguem até o próximo domingo (9), nas cidades de Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Penaforte, Mauriti, Araripe, Campos Sales, Barbalha, Nova Olinda e Jardim, no Ceará; e em Exu, Araripina, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte, em Pernambuco.

As polícias civil e militar buscam efetivar prisões em flagrante, cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão e apreender armas de fogo e brancas. Por outro lado, o combate ao tráfico de drogas é um dos principais focos da operação e elemento central no enfrentamento aos grupos criminosos, uma vez que está relacionado a diversos outros crimes, desde tráfico de armas e homicídios, a lavagem de dinheiro e a extorsão.

Além de integrantes das polícias militar e civil, participam da operação bombeiros militares e as polícias científicas de ambos os estados, integrantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer-SSPDS/CE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA-SDS/PE), que vêm realizando sobrevôos aéreos, e demais servidores da SSPDS e da SDS. Também estão mobilizados agentes da Polícia Federal e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-CE).

A definição das estratégias empregadas pelos órgãos de segurança pública na mega-operação desta sexta ocorreu ainda em outubro de 2024, durante reunião de alinhamento em Salgueiro, no Sertão pernambucano, para a troca de informações e expertises entre os profissionais. Atuando em todos os níveis nas divisas, por meio de ações integradas no combate à criminalidade, praticado de forma individual ou organizada, os resultados estão sendo alcançados a partir de um planejamento operacional e estratégico. (Foto: SSP-CE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui