Nova data das eleições municipais será decidida em junho, afirma Presidente do TSE

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista concedida à Agência Brasil de Comunicação (EBC)  que existe uma possibilidade real do adiamento das eleições municipais 2020, e que a nova data do pleito será decidida em junho.

     “A possibilidade de adiamento das eleições é real. Eu penso que ao longo do mês de junho a Justiça Eleitoral e o Congresso Nacional, numa interlocução construtiva, deverão bater o martelo acerca de novas datas se sepultarmos que isso seja indispensável, embora seja propósito dos ministros do TSE e dos presidentes da Câmara e do Senado não remarcar para nenhuma data além deste ano”, disse.

    Na entrevista Barroso também foi questionado se o fenômeno das Fakenews podá  anular candidaturas e chapas no pleito que ocorrerá este ano. Em resposta, o Ministro disse que o fato está  sendo objeto analisado pela legislação.    “Antes de responder, que fique claro que estamos falando sobre eleições municipais futuras. Abuso de poder econômico e abuso de poder político invalidaram muitas chapas e há diversos precedentes. As fake news foram um fenômeno das últimas eleições. O mundo inteiro está estudando maneiras de enfrentar esse problema. As eleições americanas tiveram esse problema. O plebiscito sobre Brexit teve esse problema. As eleições na Índia enfrentaram esse problema. De modo que as fake news estão sendo objeto de equacionamento pela legislação e pelo Poder Judiciário de diferentes países”.

    *Com informações EBC

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui