Morreu na noite desta sexta-feira (25), no Recife, o ex-deputado e ex-prefeito de Araripina, Valdeir Batista, aos 88 anos. A cidade de Araripina se despede de uma de suas figuras públicas mais marcantes, que deixou um legado importante para o município e a região.
Valdeir Batista, além de ex-prefeito e ex-deputado estadual, foi um empresário dedicado ao desenvolvimento local, contribuindo significativamente para o progresso econômico e social da região.
Por meio de nota oficial, o prefeito Evilásio Mateus e o vice-prefeito Bringel Filho, lamentaram a morte de Valdeir.
Nascido em 10 de outubro de 1936, no distrito de Serra Branca, município de Ipubi (PE), o ex-deputado foi criado em Araripina, onde construiu uma notável trajetória como empresário e político.
Nos anos 1970, fundou a ARTEFIL, empresa têxtil que se tornou uma das principais geradoras de emprego da região, movimentando a economia local e solidificando-se como um marco no setor industrial sertanejo.
Na política, iniciou a carreira como vereador de Araripina entre 1973 e 1977, período no qual sua atuação era movida pelo desejo de servir à cidade, sem sequer receber remuneração.
Posteriormente, foi deputado estadual por dois mandatos (1991–1998), levando a voz do Sertão à Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Eleito prefeito de Araripina em 2004, comandou a cidade de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, período em que fortaleceu sua imagem de gestor responsável, comprometido com o social e impulsionador de importantes obras, como a chegada da água por meio da Adutora do Oeste.
No mesmo ano, é o segundo ex-prefeito que Araripina perde, além de Valdeir, Emanuel Bringel, que faleceu em 15 de maio de 2025.
Fotos: Reprodução.