Ministério da Gestão transforma 66 mil cargos obsoletos em 35,9 mil novas vagas

Entre 2023 e 2025, foram extintos 66.107 cargos considerados obsoletos no quadro de pessoal do Poder Executivo Federal. Desse total, 67,2%, correspondente a 44.432 cargos, já estavam vagos e não tinham perspectiva de utilização. Outros 21.675 cargos de técnicos em educação, ainda ocupados, serão transformados gradualmente em novas funções à medida que se tornarem vagos pela aposentadoria , garantindo a continuidade dos serviços e o aproveitamento dos servidores em atividade.

Entre os cargos extintos estão profissões em desuso pelas mudanças tecnológicas , como datilógrafos, ascensoristas, operadores de telex. Além destas, funções que foram terceirizadas na administração federal, como motoristas, copeiros, vigilantes, auxiliares-administrativos, técnico em secretariado, entre outros.

Há também perfis profissionais que representam serviços que não são mais exercidas no Governo Federal. Um exemplo dessa situação é auxiliar de enfermagem. Com a transferência dos serviços de saúde para estados e municípios a partir da Constituição de 1988, a União parou de prestar um atendimento que demanda esse profissional.

(Notícias Gov./Foto:MGI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui