A Bahia registrou 86 tremores de terra entre janeiro e julho deste 2025, segundo informações divulgadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN).
Em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 11,34%, já que foram registrados 97 tremores de terra. As cidades onde mais ocorreram abalos sísmicos foram Jacobina e Jaguarari, localizadas no norte do estado. Os números não foram detalhados.
O tremor de terra mais recente foi registrado em Vera Cruz, cidade da região metropolitana de Salvador, no dia 22 de julho. A atividade sísmica ocorreu às 14h13, com magnitude preliminar de 1.8.
O abalo foi sentido com intensidade por moradores da região, que relataram a movimentação de móveis e uma vibração perceptível no chão de suas casas.
Aproximadamente 39 horas antes, outro abalo foi registrado às 22h45 do dia 20 de julho e a magnitude preliminar do tremor foi calculada em 2.4. Na ocasião, não houve relatos de moradores que tenham sentido algum tremor.
Segundo o Labsis, a estação sismográfica de Vera Cruz entrou em operação no dia 3 de julho, com objetivo de aprimorar a cobertura azimutal da área costeira.
Com a implementação dessa nova estação, o laboratório espera uma cobertura mais abrangente da região, por meio de um mapeamento detalhado da área sísmica. Historicamente, o lugar apresenta registros de ocorrência de tremores de terra até meados do século passado.
O novo sismógrafo foi instalado na arena aquática do Colégio Municipal Telma Régis de Andrade, que permite o acesso remoto aos dados através de um link via internet. O local foi escolhido por não ter grande movimento de veículos grandes e nem obras que possam provocar vibrações fortes no solo, interferindo no monitoramento. (Foto: Arquivo).