A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde alerta que entre agosto e dezembro de 2025, 13.739 pessoas deixaram de comparecer a consultas, exames e procedimentos de saúde agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrolina. Os atendimentos são marcados por meio do Sistema de Regulação Municipal, e de acordo com a secretaria, o não comparecimento sem aviso prévio traz prejuízos tanto para os usuários quanto para o sistema público de saúde.
Pacientes que faltam aos atendimentos podem ter o tratamento interrompido, agravamento do quadro clínico e aumento do tempo de espera para um novo agendamento. Além disso, as ausências resultam em desperdício de recursos públicos, ociosidade de profissionais e atraso no atendimento de outros pacientes que aguardam na fila de regulação.
A Secretaria de Saúde orienta que, caso não possa comparecer, o paciente informe com antecedência à unidade de saúde onde realizou o agendamento, possibilitando que a vaga seja remanejada para outro usuário do SUS.






