O município de Lagoa Grande (PE), vive um momento de forte avanço econômico e passa a figurar entre as cidades com melhor desempenho em Pernambuco.
Dados recentes apontam um crescimento expressivo de 38,6% no Produto Interno Bruto (PIB). A cidade saltou 12 posições no ranking estadual, consolidando-se como a 45ª maior economia de Pernambuco.
Esse crescimento reflete um processo contínuo de fortalecimento da economia local, fruto de planejamento, organização administrativa e investimentos estratégicos.
O desempenho de Lagoa Grande impressiona quando comparado à média de crescimento dos municípios pernambucanos, que foi de 10,8% no período. A capital, Recife, embora tenha mantido sua relevância, cresceu 10,4%, ficando ligeiramente abaixo da média estadual.
O que move a economia de Lagoa Grande é a produção de frutas. O município possui atualmente o segundo maior PIB agrícola da Região do São Francisco e é a quarta maior produtora de frutas do Brasil.
Na mesorregião do Sertão do São Francisco, o município, ao longo dos últimos 30 anos, ganhou infraestrutura expressiva de transportes e na prestação de serviços na exploração da uva que atende ao processamento do vinho. A agricultura representa 36% do valor adicionado bruto municipal, impulsionada pela fruticultura. (Foto: Arquivo).






