Juazeiro (BA): Entre águas e memórias: obra que resgata histórias submersas será lançada nesta terça (5)

Em uma viagem literária por cidades que um dia estiveram de pé, mas que agora repousam sob as águas do Rio São Francisco, os escritores Elton Rocha e Matheus José convidam o público de Juazeiro da Bahia para mergulhar nas páginas de “A Literatura Além da Barragem: História e Cultura das Cidades Inundadas pelo Rio São Francisco.” O lançamento da obra acontece nesta terça-feira (5), às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, 354, bairro Santo Antônio). A entrada é gratuita.

Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, o livro propõe um resgate afetivo e histórico das cidades inundadas pelas águas em nome do “progresso energético”, revelando narrativas esquecidas, memórias apagadas e culturas que resistem mesmo submersas. A publicação leva o selo AGES da Editora Vecchio e já teve sua primeira estreia na Biblioteca Pública de Porto Seguro e no Colégio da Polícia Militar de Feira de Santana.

Agora, é a vez de Juazeiro receber os autores e suas histórias. Para Matheus José, retornar ao Vale com esse lançamento é mais que simbólico. “Estamos trazendo à tona o que o rio cobriu. É um convite a refletir sobre o que se perdeu, e o que ainda pulsa em nossa memória coletiva.” Matheus ainda reforça: “Juazeiro é parte viva desse território banhado pelo São Francisco. Estar aqui com esse livro é um reencontro com nossas raízes. Esperamos vocês para esse momento especial.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui