Em uma viagem literária por cidades que um dia estiveram de pé, mas que agora repousam sob as águas do Rio São Francisco, os escritores Elton Rocha e Matheus José convidam o público de Juazeiro da Bahia para mergulhar nas páginas de “A Literatura Além da Barragem: História e Cultura das Cidades Inundadas pelo Rio São Francisco.” O lançamento da obra acontece nesta terça-feira (5), às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, 354, bairro Santo Antônio). A entrada é gratuita.
Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, o livro propõe um resgate afetivo e histórico das cidades inundadas pelas águas em nome do “progresso energético”, revelando narrativas esquecidas, memórias apagadas e culturas que resistem mesmo submersas. A publicação leva o selo AGES da Editora Vecchio e já teve sua primeira estreia na Biblioteca Pública de Porto Seguro e no Colégio da Polícia Militar de Feira de Santana.
Agora, é a vez de Juazeiro receber os autores e suas histórias. Para Matheus José, retornar ao Vale com esse lançamento é mais que simbólico. “Estamos trazendo à tona o que o rio cobriu. É um convite a refletir sobre o que se perdeu, e o que ainda pulsa em nossa memória coletiva.” Matheus ainda reforça: “Juazeiro é parte viva desse território banhado pelo São Francisco. Estar aqui com esse livro é um reencontro com nossas raízes. Esperamos vocês para esse momento especial.”