Juazeiro viveu uma das maiores manifestações de fé de sua história. Na tarde desta segunda-feira (8), milhares de fiéis saíram pelas ruas da cidade para a procissão de Nossa Senhora das Grotas, que teve início an comunidade Santa Luzia, no bairro Lomanto Júnior e seguiu até a imponente Catedral-Santuário, levando consigo orações, cânticos e agradecimentos à padroeira da cidade.
A caminhada que reuniu mais de 60 mil pessoas, marcada por um profundo espírito de devoção, contou com a presença de fiéis não apenas de Juazeiro, mas também de cidades vizinhas, como Curaçá, Sento Sé, Uauá, Casa Nova e Petrolina, que acompanharam o cortejo, muitos pela primeira vez. Entre eles estavam Emilly e Rafael, do Recife, que viajaram para vivenciar a experiência: “É a nossa primeira vez na procissão e é muito importante porque estamos criando uma devoção pela santa e pela história. Ficamos encantados com a procissão”, afirmou Emilly.
A missa solene, celebrada pelo bispo Dom Valdemir Vicente Andrade Santos após a procissão, reuniu ainda mais fiéis em um momento de oração e agradecimento a Nossa Senhora das Grotas. O evento foi um dos momentos mais aguardados do novenário, que, este ano, teve como tema: “Maria, estrela da evangelização e mãe da igreja peregrina”.
Sheila Janda Santos, da paróquia São Pedro, no bairro Novo Encontro, se emocionou com a realização da festa: “A gente ver concretizado o que a gente idealizou, é muita satisfação! Não é para os outros, é para Nossa Senhora. Saber que as habilidades que ela nos deu realmente nos permite concretizar essa festa linda. É tudo por ela!”