O Instagram lançou novas funcionalidades nesta semana. Agora, usuários podem repostar conteúdos de terceiros em seus próprios feeds e aba do ‘Reels’. A função vem sendo liberada aos poucos para os usuários, mas a Meta adverte que ela pode ainda não estar disponível para todos.
Além do recurso de “repost”, a plataforma divulgou novas ferramentas que valorizam a conexão com pessoas mais próximas através da rede social. Veja o que mudou no Instagram e como usar as novas funcionalidades:
‘Repost’ de Reels no feed
Uma das novidades lançadas foi o recurso de repostagem de Reels, reproduzindo uma ferramenta antiga semelhante ao retuíte no X e uma cópia direta do recurso de repost do TikTok, seu principal concorrente.
Ele permite que os usuários repostem Reels públicos e postagens do feed. O conteúdo republicado aparece em uma aba dedicada chamada “republicações” no perfil do usuário.
Para usar o recurso, o usuário toca no ícone de repost e ainda pode adicionar um comentário à publicação por meio de um balão que aparece na tela.
“As republicações são creditadas ao autor original. Se você é um criador, isso significa que, se o seu conteúdo for republicado por outra pessoa, ele poderá ser recomendado aos seguidores dessa pessoa, mesmo que ela não siga você. Isso dá aos criadores a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas”, escreveu a publicação.
Mapa mostra onde estão seus amigos em tempo real
Outro recurso anunciado pelo Instagram é o lançamento de um mapa interativo. O recurso permite ver, em tempo real, a última localização ativa de amigos. Isso caso eles escolham compartilhar essa informação. Também é possível explorar publicações feitas em lugares específicos, como shows, restaurantes ou pontos turísticos.
O usuário poderá controlar toda essa experiência no aplicativo. Entenda:
O compartilhamento de localização é desativado por padrão. Ou seja, só funciona se o usuário ativar;
É possível escolher com quem compartilhar a localização: todos os amigos (seguidores mútuos), apenas amigos próximos, contatos específicos ou ninguém;
O usuário pode bloquear o compartilhamento em locais ou com pessoas específicas;
A localização é atualizada sempre que o app é aberto ou retomado em segundo plano
Pais e responsáveis também terão acesso a esses controles, caso tenham configurado a supervisão parental da conta de filhos adolescentes. Eles serão notificados se a função for ativada e poderão decidir se os jovens podem continuar usando o recurso, além de verem com quem seus filhos estão compartilhando a localização.
Mesmo que você opte por não compartilhar sua localização, é possível usar o mapa para explorar novos conteúdos a partir dele. Isso já era possível antes desta última atualização. Agora, será possível ver anotações de amigos com quem há conexão mútua (por até 24h).
O mapa do Instagram poderá ser acessado no topo da aba de mensagens diretas. O recurso já começou a ser liberado nos Estados Unidos e deve chegar a outros países em breve, segundo o blog da plataforma. Mas não está claro quando a funcionalidade chega ao Brasil. (Foto: Pexels/Reprodução).