O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que acionou a Polícia Federal para anular três questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A medida foi tomada após a identificação de "relatos de antecipação de questões similares"...
Confira como será o funcionamento dos órgãos públicos e comércio no feriado da Consciência Negra na quinta-feira (20).
Prefeitura de Petrolina
A Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria-Geral do Município, informa que nessa quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra, e na sexta-feira (21), ponto facultativo, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. De acordo com o decreto, o feriado não altera o funcionamento de órgãos e serviços considerados essenciais. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (24).
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Parto Normal, segurança pública, trânsito e a coleta de lixo funcionarão normalmente. Com relação às escolas e creches municipais, na sexta-feira (21) as unidades seguirão o calendário letivo e apenas algumas unidades permanecerão fechadas, a direção escolar irá informar a cada família sobre o funcionamento.
Comércio Petrolina
O comércio estará fechado. Os lojistas que desejarem abrir seus estabelecimentos, poderão fazê-lo, desde que estejam atentos ao que prevê as cláusulas 48 e 49 da Convenção Coletiva vigente.
Comércio Juazeiro
O comércio será fechado. Supermercados, padarias e farmácias — por serem serviços essenciais — poderão funcionar conforme as regras da Convenção Coletiva de Trabalho.
Bancos
De acordo com a lista de feriados nacionais na página da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias serão...
O relator da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25), deputado Mendonça Filho (União-PE), afirmou que pretende propor mudanças estruturais na proposta enviada pelo governo federal, que considera “superficial”.
Durante audiência pública na terça-feira (18), na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta, Mendonça Filho defendeu medidas mais rígidas contra o crime organizado. “No que depender de mim, crime hediondo não terá progressão de pena. Zero progressão.”
O relator também comentou temas como pena de morte e prisão perpétua. Ele disse que a pena de morte “já existe de fato”, ao se referir ao chamado “tribunal do crime” em algumas comunidades, e afirmou que “o criminoso deve temer o Estado”, mencionando países que adotam prisão perpétua.
Fonte: Agência Câmara de Notícias/Foto:Vinicius Loures/Câmara Deputados)
A primeira edição da Operação Ressonância, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em combate a fraudes veiculares, como roubos, furtos e adulterações, além da recuperação de veículos utilizados por organizações criminosas, foi finalizada com 228 veículos apreendidos na Bahia.
A ação foi realizada entre os dias 28/10 e 07/11 com as Polícias Militar, Civil e Técnica, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Do total de veículos apreendidos pelas equipes, 145 apresentavam registros de receptação, furto ou roubo. Outros 80 tinham algum tipo de adulteração de sinal identificador (placa ou chassi). Vinte e um suspeitos foram presos durante a Operação.
A previsão para hoje (19) mostra possibilidade de chuvas isoladas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). As temperaturas são mínima de 26º e máxima de 36º.
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (18), em Brasília, uma rede nacional de hospitais e serviços de saúde inteligentes e de medicina de alta precisão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta é reunir tecnologia avançada, alta especialização e cooperação internacional para modernizar o atendimento.
A iniciativa prevê a implantação de 14 unidades de terapia intensiva (UTIs) automatizadas que funcionarão de forma interligada nas cinco regiões, além da construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro hospital inteligente do país.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que outras oito unidades hospitalares serão modernizadas “com envolvimento de universidades e secretarias de saúde”. “Não tenho dúvida de que, hoje, nós estamos entrando em uma nova era de inovação para o SUS e para a saúde do país”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entenda
A rede integra o programa Agora Tem Especialistas, voltado para a expansão do atendimento especializado na rede pública. Dados oficiais indicam que o uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência, além de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais...
Visando qualificar a discussão interinstitucional sobre o acolhimento de crianças e adolescentes e Conselhos de Direitos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAO IJ), promoveu no município de Serra Talhada mais uma edição do “Percurso Infância: Fortalecendo o acolhimento e a articulação institucional em defesa da Infância e Juventude”.
A iniciativa ocorreu na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) - UFRPE e contou com a presença da Promotora de Justiça e coordenadora do CAO Infância e Juventude do MPPE, Aline Arroxelas. “A rede de proteção infantojuvenil precisa estar integrada e fortalecida para garantir a prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes. Os eventos do Percurso Infância, promovidos pelo CAOIJ, têm contribuído para esse objetivo, ocorrendo de forma regionalizada de modo a favorecer a participação de diferentes integrantes do Sistema de Garantia de Direitos”, pontuou Aline Arroxelas.
O evento tratou de temas como a implantação de Serviços de Acolhimento e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Como palestrantes, estiveram presentes o Promotor de Justiça Carlênio Mário Lima Brandão, a assistente social Maria Luiza Duarte Araújo, o professor da UFRPE Humberto Miranda...
Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Petrolina recebeu a confirmação de intoxicação por metanol nos três jovens que haviam sido registrados com suspeita no município. Entre as vítimas, duas são jovens residentes de Petrolina: uma delas veio a óbito e a outra recebeu alta nesta segunda-feira (17), no município de Ouricuri. O terceiro caso é de um jovem residente em Juazeiro-BA, que permanece internado no Hospital Regional de Juazeiro.
A Prefeitura informa ainda que a origem da bebida identificada como “Whisky”, consumida pelos três jovens, segue sob investigação, uma vez que o produto não foi adquirido em Petrolina. O município reforça que continua realizando fiscalizações em estabelecimentos comerciais para coibir a comercialização de bebidas falsificadas e garantir a segurança da população.
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, deu início ao curso "COVID Combate", iniciativa voltada à capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com foco na imunização infantil contra a COVID-19. A abertura oficial ocorreu no auditório do Transforma Petrolina e reuniu médicos, enfermeiros e gestores da rede municipal. O evento contou ainda com a participação do representante do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Thiago Lavras Trapé; do gerente de Parcerias em Acesso Público da Pfizer, Ângelo Pinto; além da presença do mascote da vacinação, o Zé Gotinha.
A queda nas coberturas vacinais infantis, intensificada após a pandemia de COVID-19, se transformou como um dos maiores desafios enfrentados pela Atenção Primária à Saúde em todo o país. Além de questões operacionais e logísticas, profissionais relatam o avanço da desinformação e o aumento das dúvidas sobre o processo de vacinação entre pais e responsáveis. Esse cenário reforça a importância do investimento em formação continuada para as equipes que atuam na linha de frente.
Com essa perspectiva, o Curso COVID Combate surge como uma capacitação técnica e educativa destinada a médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa visa aprimorar conhecimentos clínicos,...
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da 11ª Promotoria de Justiça ajuizou duas ações civis públicas contra o Município de Juazeiro em razão de irregularidades nas escolas municipais Antônio Francisco de Oliveira, localizada no Povoado da Goiabeira, na zona rural, e Colégio Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, situado no bairro João Paulo II.
De acordo com a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues, autora das ações, na Escola Antônio Francisco de Oliveira, inspeções identificaram infiltrações, fiações expostas, ausência de climatização adequada, cisterna com tampa improvisada, além da inexistência de iluminação e sinalização de emergência, extintores de incêndio e projeto técnico de segurança contra incêndio e pânico. Também foi constatada falta de brigada de incêndio e saídas de emergência dimensionadas, colocando em risco a integridade física de alunos e servidores. Já no Colégio Dom Avelar Brandão Vilela, o parecer do Corpo de Bombeiros atestou ausência de dispositivos de segurança contra incêndio, como placas de sinalização, iluminação de emergência e extintores, em desacordo com as normas do Decreto Estadual nº 16.302/2025.
Nas ações, o MPBA requer, em caráter de urgência, que a Justiça determine a suspensão das atividades presenciais no Colégio Dom Avelar até a conclusão das obras e...
Com fotografias de rezadeiras do Sertão pernambucano, a exposição “Benza”, da fotógrafa Karen Lima, chega a Petrolina-PE. Com registros documentais e poéticos de rituais de benzedura e momentos de fé, a mostra reúne 35 imagens impressas em papel e tecido, além de registros disponíveis em monóculos, proporcionando uma experiência interativa. A abertura será realizada nesta quarta-feira (19), às 19h, na Biblioteca Municipal Cid Carvalho. A visitação seguirá aberta ao público até 5 de dezembro, de forma gratuita. Escolas e instituições sociais podem agendar visitas com mediação cultural.
A exposição retrata cinco rezadeiras de diferentes cidades do Sertão. São elas: Mãe Neide, de Petrolina; Dona Teinha, de Floresta; Mãe Joana, do Quilombo Conceição das Crioulas (Salgueiro); e, de Orocó, Rita Pankará e Dona Terezinha. Para aproximar o público das protagonistas, a mostra inclui trilha sonora com cantigas, rezas e depoimentos das próprias rezadeiras. A exposição ainda conta com recursos de audiodescrição, garantindo acessibilidade a visitantes com deficiência visual.
Entre fotos de bate-folha, banho de ervas e rezas para ‘sol da cabeça’ ou ‘espinhela caída’, Benza tem o objetivo de manter viva a memória e a tradição das benzedeiras, de acordo com Karen Lima. “Quem visitar a exposição vai sentir de perto a...