Nesta quarta-feira, (16), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco e da Bahia, de hospitais da região e outros participaram de audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina.
O encontro presidido pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Deputado Odacy Amorim, teve o objetivo de discutir sobre os problemas relacionados à saúde, apresentar a Rede Interestadual de Saúde de Pernambuco e Bahia (Rede PEBA) e a Central de Regulação de Leitos Interestadual (CRIL).
A representante do Ministério da Saúde, Neide Glória, destacou que “a iniciativa vem alinhada com o espirito do SUS que é de democracia e diálogo. E diante dos assuntos abordados reafirmo que para melhoria do SUS é preciso entendimento dos três entes federados e população”. Na ocasião, a secretária de Saúde, Lucia Giesta pontuou que existem problemas na saúde de Petrolina, mas que eles estão sendo superados.
“Há dificuldades a serem superadas, mas a Rede PEBA é exitosa, pois vem estruturando a saúde e regulação dos casos dessa região. Em Petrolina, a saúde tem avançado e, hoje, visualizamos diminuição da taxa de internação por causas sensíveis à Atenção básica, aumento de cobertura de saúde da família a nossa população, melhoria nas estruturas físicas entre outros aspectos propostos pela gestão municipal”.
Como encaminhamento da audiência pública, ficou agendada reunião do Colegiado de Co-gestao da Rede Interestadual para 20 de outubro, na Secretaria de Saúde de Petrolina, com a presença dos secretários estaduais e municipais.






