Granizo com pedras do tamanho de ovos atinge o Paraná e faz furos em telhados

Pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha atingiram Guarapuava, na região central do Paraná, durante um temporal registrado na tarde deste domingo (23). A chuva causou estragos em diversas casas e mobilizou equipes da Defesa Civil.

Segundo a Prefeitura de Guarapuava, a Defesa Civil registrou 103 chamados no domingo. A maioria das ocorrências foi por danos em telhados, segundo a prefeitura, principalmente em coberturas antigas ou com telhas finas, que não resistiram ao impacto das pedras de gelo.

“Nós estávamos dentro de casa. Escureceu tudo e, de repente, veio a chuva. Primeiro choveu, depois vieram aquelas pedronas grandes. A casa começou a molhar. Eu corri para levantar as coisas. Meu marido ficou desesperado, corria para lá e para cá”, contou a moradora Alexandra da Luz Miranda Martins.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação das Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor) registrou o maior acumulado de chuva, com 14,4 milímetros. Na estação do Simepar foram 7,2 mm e no distrito de Entre Rios, 6 mm.

Ainda segundo o Simepar, a tempestade foi influenciada por uma frente fria no oceano, que favoreceu a formação de um fenômeno chamado “cavado meteorológico”, uma área de baixa pressão que contribui para a formação de nuvens de tempestade.(G1/Fotos: Juliane Maria Solomucha/ Luidi Carlos Pagon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui