A governadora Raquel Lyra (PSDB) informou que o secretário interino de Educação, Gilson Monteiro Filho, será o titular da pasta. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (7), durante a inauguração da Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga.
Gilson Filho que era secretário-executivo assumiu como interino com a saída de Alexandre Schneider, que entregou o cargo no último dia 9 de janeiro, alegando problemas pessoais. Ele será o terceiro nome a comandar a Educação no Estado, desde o início da gestão, em 2023.
A governadora já havia elogiado a capacidade de trabalho do secretário, que atua com ela desde o período em que foi prefeita de Caruaru, no Agreste.
“Tenho muita confiança no trabalho que Gilson Monteiro vem desempenhando na Secretaria de Educação nesses dois anos. Com experiência e empenho, ele dará continuidade às metas do Juntos pela Educação com importantes entregas e R$ 5,5 bilhões já garantidos para avançarmos ainda mais”, ressaltou Raquel Lyra.
Gilson José Monteiro Filho é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). Foi procurador do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, entre 2009 e 2019.
Atuou como secretário-executivo de Licitações e Contratos do município de Caruaru entre 2020 e 2021; secretário de Administração, também em Caruaru, no ano de 2022.
Está no Governo do Estado desde o início da gestão, em 2023, quando assumiu a Secretaria-executiva de Administração e Finanças da Secretaria de Educação de Pernambuco. (Foto: Filipe Jordão/SEE).