Gerência de Parques e Jardins de Juazeiro atende avenidas, travessas e praças com serviços de poda

    0

    poda

    A Gerência de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, iniciou o trabalho de poda em regiões do município. Esta semana a agenda de atividades incluiu as Avenidas Flaviano Guimarães e Edgard Chastinet, como também a Travessa da Rua do Cajueiro e praça do bairro São Geraldo.

    Árvores desta localidade receberam os cuidados de uma equipe especializada para a retirada do excesso de galhos e folhas. A ação que virou alvo de reclamações da população está evitando que motoristas e pedestres tenham a visibilidade prejudicada em vias de trânsito, além de melhorar a iluminação e facilitar a boa formação, o crescimento, a floração e frutificação das plantas.

    O gerente de Parques e Jardins, Márcio Duarte, explica que para oferecer este serviço a Secretaria baseia-se em uma programação que é montada semanalmente. “Os serviços de poda acontecem através de um planejamento estratégico que observa a necessidade das comunidades e também em pontos específicos, como Praças, avenidas e ruas de grande fluxo da cidade, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da secretaria”, contou Márcio.

    O corte, a poda ou até a extração de uma árvore em logradouros públicos é um serviço que requer cuidado técnico e não deve ser efetuado por qualquer cidadão. Quando é necessário fazer uma intervenção a exemplo da retirada de uma árvore ou uma poda mais drástica, a SESP conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP).

    Para o cidadão que deseja realizar a retirada de uma árvore num espaço público é necessário obter autorização da SEMAOP, que inicialmente irá avaliar o tipo de serviço que poderá ser efetuado. Vale destacar que, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, é crime ambiental destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui