Foram 27 facadas que tiraram a vida da manicure Rebeca Vicente, de 32 anos, no último dia 29 de julho, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A informação foi repassada pela Polícia Civil de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (5), horas após a prisão do suspeito de ter cometido esse feminicídio. Ele é Tiago Felipe de Santana, de 35 anos. Foi encontrado mais cedo por familiares que o entregaram à polícia.
“Vínhamos fazendo esse trabalho em várias frentes. Ele disse [em depoimento] que estava escondido na mata e que não tinha rumo ou abrigo. Disse ainda que ficava voltando à casa de familiares em busca de auxílio. Mas os familiares não queriam ajudá-lo a se esconder. Pelo contrário, os familiares não queriam ajudá-lo. Queriam a todo tempo que ele se entregasse à polícia para arcar com a responsabilidade pelo que ele fez”, declarou Venâncio.
Desde que cometeu o crime, Tiago se alimentava das frutas que ficam perto dessa mata. Mas percebeu que o cerco estava se fechando e em breve seria preso. Foi isso, segundo o delegado, que o fez procurar a tia.
“Essa tia o aconselhou, enquanto fazia contato conosco para que a gente rapidamente pudesse efetuar a prisão, antes que ele mudasse de opinião. Ele mudava muito. Hora dizia que queria se matar, hora dizia que mataria outras pessoas que tentassem prendê-lo. Desse modo, a gente pôde efetuar a prisão que é muito importante, porque este foi um crime muito grave e crimes dessa natureza não ficarão impunes”, complementou.
Separado há quase 2 meses, Tiago disse à polícia que mantinha contato com a ex, nutrindo a esperança de reatar o relacionamento que durou 15 anos. Ela não queria. O homem passou a desconfiar de que ela tivesse um novo namorado. Não aceitava perdê-la, chegando ainda a dizer a familiares que iria matá-la.
“A ponto de a mãe dele ligar para a vítima, aconselhando que ela tivesse muito cuidado por conta dessa situação. Tanto é que ele consumou. Aproveitou o momento que a vítima terminou um último atendimento. Ele entrou de surpresa e iniciou as agressões até levá-la à morte”, frisou, complementando ainda que Tiago alega ter tido um surto durante a execução do feminicídio.
O feminicida ficará no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. A detenção tem prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Logo após, será solicitada a prisão preventiva dele, dada a gravidade do crime. ( Foto: cortesia).