Exclusivo: Incêndio na sereia “Mãe D’água” no rio São Francisco em Petrolina (PE) foi provocado pelo artista Lêdo Ivo como forma de protesto

    O escultor Lêdo Ivo, conhecido por criar diversas obras no Vale do São Francisco, esclareceu sobre o incêndio que aconteceu no dia 5 de abril na estátua da Mãe d’água que fica no rio São Francisco, em Petrolina (PE).

    Lêdo disse em entrevista exclusiva ao Programa Edenevaldo Alves, pela Rádio Petrolina FM que ele mesmo provocou o incêndio em uma intervenção conhecida por “happening” para chamar a atenção do público e autoridades petrolinenses.

    “O que aconteceu foi um happening que é uma modalidade de intervenção direta sobre uma obra para questionar outro assunto. Esse tipo de intervenção é própria do movimento das artes contemporâneas porque eles questionam um outro propósito além daquele que está sendo feito. Diferente da performance, o happening envolve a participação do público, direta ou indiretamente, sem que haja a separação entre ação e os espectadores, com a intenção de fazer pensar, escandalizar ou chocar, quase sempre como críticas sociais. Propositalmente eu  fomentei esse happening na sereia pois tinha o propósito de lembrar da obra de Oswaldo Coelho que há uma pendência há oito anos que foi encomendada a mim em 2016 e por vários motivos paralisou-se a obra”, explicou o artista.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui