O ex-prefeito de Lagoa Grande e empresário Jorge Roberto Garziera, pioneiro da vitivinicultura do Vale do São Francisco, será agraciado com o Título de Cidadão Pernambucano. A cerimônia de entrega ocorrerá no próximo dia 4 de agosto, às 18h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A autoria da homenagem é do deputado estadual, Jarbas Filho/MDB.
Natural de Garibaldi (RS), Jorge Garziera chegou ao Sertão pernambucano em 1975 e, após breve retorno ao Sul, fixou-se definitivamente na região em 1978. Enólogo e administrador de empresas, foi um dos principais responsáveis pela consolidação do Vale do São Francisco como polo nacional de produção de uvas e vinhos, com empreendimentos marcantes em Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina.
Ao longo de sua trajetória, gerou mais de 20 mil empregos diretos em suas empresas, contribuindo significativamente para a economia regional. Na política, destacou-se como vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista em 1992 e como o primeiro prefeito eleito de Lagoa Grande, onde exerceu dois mandatos consecutivos (1997–2004).
Sua gestão foi marcada por investimentos estruturantes que transformaram o município em referência nacional na cadeia produtiva da uva e do vinho, consolidando o título de “Capital da Uva e do Vinho do Nordeste” e tornando a região a segunda maior produtora de vinhos finos do país. Entre os principais legados de sua atuação estão a criação do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, a construção da Estrada da Uva e do Vinho (PE-574), o fortalecimento do enoturismo e a idealização da Vinhuva Fest – Feira do Vinho e da Uva do Nordeste.
Também se destacam ações nas áreas de saúde, educação e cultura, como a construção do Hospital José Henrique de Lima, de escolas municipais, do Ginásio de Esportes, do Parque de Eventos e da primeira Enoteca Pública do mundo.
Jorge agradeceu a honraria e o reconhecimento:. “Chegar a Pernambuco foi uma decisão de vida. Aqui encontrei os motivos de minha existência, minha família, uma história cheia de motivos para celebrar, e terra fértil, não só para o cultivo das uvas e produção de vinhos, mas para realizar sonhos e ajudar a transformar a realidade de milhares de famílias. Receber esse título, é uma honra e fortalece ainda mais meu compromisso com o povo sertanejo, com meu povo lagoa-grandense e com o desenvolvimento do nosso estado”, expressou o homenageado, Jorge Garziera.