O escritor Luis Fernando Verissimo foi internado neste domingo (17), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O cronista tem princípio de pneumonia, segundo informação publicada pela Folha de São Paulo, que aponta que o estado é grave.
Verissimo apresentou outros problemas de saúde nos últimos anos. Em janeiro de 2021, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na ocasião, estava em sua casa, em Porto Alegre, e escrevia uma crônica a respeito dos Estados Unidos para o jornal O Globo.
Filho do escritor Érico Verissimo, seguiu os passos do pai na literatura e se tornou conhecido por seus textos em formato de crônicas, contos e poemas. Na década de 1980, além de seu personagem mais famoso, O Analista de Bagé, publicou também Sexo na Cabeça, A Mesa Voadora, O Jardim do Diabo e Orgias; nos anos 1990, O Santinho, A Eterna Privação do Zagueiro Absoluto, Gula – O Clube dos Anjos e Histórias Brasileiras de Verão; na década de 2000, A Décima Segunda Noite, Banquete Com Os Deuses, Comédias Para Se Ler Na Escola e Os Espiões; e também obras mais recentes como Diálogos Impossíveis e Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos.
(Estadão Conteúdo/Foto:Lindomar Cruz-Agência Brasil)