A Prefeitura de Petrolina participou, nesta quarta-feira (26), da audiência pública sobre gestão dos resíduos sólidos no município, promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Defensoria Pública da União (DPU). O encontro reuniu diversos setores da sociedade, instituições públicas, associações de catadores, educadores e cidadãos em torno das discussões sobre o tema de interesse público.
A gestão municipal foi representada pelos gestores das secretarias de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu); Educação, Cultura e Esporte; Procuradoria do Município e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Essas e outras secretarias já compõem o programa municipal Petrolina + Limpa, que surgiu com a proposta de combater o descarte irregular de lixo em áreas públicas, bem como, o abandono de veículos e terrenos particulares, trazendo prejuízos para convívio da coletividade.
Entre as questões debatidas na audiência, esteve o descarte irregular de lixo; a parceria com as cooperativas; a Lei Complementar nº 035/2022 e Decreto Municipal nº 110/2025, que trata da Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos; a implantação de Ecopontos; iniciativas de conscientização, entre outros pontos.
A população presente teve espaço para deixar suas contribuições e fazer questionamentos aos representantes da Prefeitura, autoridades e aos vereadores.






